Curso:

PROJETO ESTRUTURAL DE EDIFÍCIOS DE ALVENARIA

INTRODUÇÃO

A valorização do profissional da engenharia estrutural é a principal meta da ABECE e, por esta razão, desde sua fundação, é constante o investimento na promoção de eventos que visem, sobretudo, o aperfeiçoamento do conhecimento dos projetistas e estruturas.
Sempre em sintonia com os últimos acontecimentos da área, diversos cursos são elaborados (individualmente ou em parceria) para atender aos anseios profissionais dos associados e para atender à demanda do mercado.

OBJETIVOS

transmitir informações e técnicas que permitam analisar a estrutura de um edifício de alvenaria, considerando as ações verticais e horizontais. Apresentar as bases do dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria, com a ilustração de um exemplo de aplicação em edifício.

Público alvo

Projetistas de Estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos estruturais

Abordagem

o curso busca trazer informações relevantes para o projeto de estruturas de alvenaria, voltadas para aplicação prática. De uma forma simples e objetiva, procura apresentar os fundamentos do projeto estrutural de obras em alvenaria. Inicialmente, apresenta-se o conceito de alvenaria estrutural, discutindo-se aspectos relativos à sua natureza, às técnicas de modulação e concepção estrutural. Posteriormente, são apresentados os fundamentos da análise estrutural de edifícios de alvenaria, discutindo-se os métodos usuais de distribuição de cargas verticais. São, também, apresentados os modelos aplicáveis à análise da estrutura de contraventamento submetida a ações horizontais. A seguir, é discutida a forma de introdução da segurança mediante o emprego do método dos estados limites, conforme a normalização brasileira em vigor. Apresenta-se o dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria submetidos à compressão, ao cisalhamento e à flexão simples e composta. Finalmente, desenvolve-se um exemplo de aplicação em um edifício de alvenaria estrutural, empregando os conceitos anteriormente discutidos.

Justificativa

atualmente, percebe-se uma tendência irreversível de aumento da construção de edifícios em alvenaria estrutural. Muitas construtoras brasileiras têm percebido a vantagem em se construir em alvenaria estrutural, devido a vários aspectos, como a redução de custos, o caráter racional do processo construtivo, a possibilidade de pré-fabricação de muitos componentes estruturais, a limpeza do canteiro de obras, a redução dos desperdícios e a diminuição dos procedimentos em obra. Com isso, o interesse pela alvenaria estrutural tem sido crescente, exigindo uma maior habilitação técnica dos profissionais envolvidos no projeto, na execução e no controle de obras dessa natureza.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes