ENADE

PROVAS E GABARITOS ENADE - ENGENHARIA CIVIL

PROVAS E GABARITOS ENADE - ENGENHARIA ELÉTRICA

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma prova escrita, utilizada como um instrumento de avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros, integrando a Lei Federal Nº 10.861/2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A aplicação da prova é de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do Art. 5º, § 5º, da Lei Nº 10.861/2004, o ENADE constitui-se como componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

ATENÇÃO! O estudante que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE e não poderá colar grau.

Composição do ENADE?

  • A prova
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova
  • O questionário do estudante
  • O questionário do coordenador(a) do curso

Quem deve ser inscrito?

Ingressantes: Estudantes que iniciaram o curso com matrícula em 2017 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso.

Concluintes: Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 (2018/1), assim como aqueles que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

São dispensados da inscrição:

  • Estudantes que colarem grau até o último dia da inscrição; (em 2017 o último dia é 31/08/2017)
  • Estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2017, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante
  • Estudantes PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação), nos termos do Decreto Presidencial Nº 7.948 de 12 de Março de 2013, Capítulo V, Art. 19
Importante: O fato de haver sido inscrito no ENADE em anos anteriores (como ingressante ou concluinte) não dispensa o estudante de nova inscrição no ENADE 2017, caso cumpridos os requisitos de habilitação acima indicados.

O estudante habilitado ao ENADE é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à colação de grau.

Importante: Em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26/11/2017.

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2017, que não realizar a prova, não poderá colar grau enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, o MEC considera que o estudante não concluiu o respectivo curso de graduação.

(O ENADE é componente curricular obrigatório).

Caso o estudante não compareça à prova, deverá procurar a Secretaria Geral para maiores informações.

O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do Art. 33-J da Portaria Normativa Nº 40, de 2007, em sua atual redação, exclusivamente por meio do portal do Inep. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
De acordo com o Edital Nº 26 do ENADE 2017, item 6.8 “O ENADE 2017 é composto ainda pelo Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para todos os estudantes inscritos na condição de concluintes regulares. O não preenchimento por completo do referido instrumento ensejará irregularidade do estudante perante o Exame”

Responsabilidades do estudante

Cabe aos estudantes habilitados à inscrição no ENADE 2017 acompanhar os diferentes momentos de inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua participação. Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em vista garantir que os resultados do ENADE sejam representativos dos processos de formação ofertados no país.

É de extrema importância a leitura do Edital Nº 26/2017.

Acesso ao sistema

O estudante deve primeiramente verificar junto à Secretaria Geral se está inscrito como concluinte no ENADE. Em caso positivo, deve acompanhar o processo de inscrição por meio de comunicação constante com seu(sua) coordenador(a) de curso (responsável pelas inscrições). É importante também acompanhar as notificações na Central do Aluno e no Aluno@net,
O estudante, depois de inscrito no ENADE por seu coordenador, deve realizar seu cadastro no sistema ENADE, através de endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br no período de 14/08/2017 a 26/11/2017.

Este cadastro é importante para que o estudante tenha acesso às funcionalidades que serão utilizadas durante a realização do ENADE:

  • Preenchimento de Cadastro
  • Questionário do Estudante: de caráter obrigatório
  • Solicitação de dispensa para estudantes que comprovem impossibilidade de realizar o exame: será normatizada em portaria específica, após a realização da prova
  • Boletim de Desempenho Individual: poderá ser acessado a partir do segundo semestre de 2018

Verificação da inscrição

É importante que o estudante acompanhe a inscrição do seu nome no ENADE 2017. Essa consulta pode ser realizada junto à Secretaria Geral.
Cabe a ele a responsabilidade de verificar se sua inscrição foi feita corretamente pela instituição e, em caso negativo, buscar seu(sua) coordenador(a), para que sejam feitas as devidas correções.
Durante esse período, a coordenação de curso poderá retificar as inscrições, por isso, é importante que o estudante solicite as correções necessárias, tais como:

  • Realização da inscrição
  • Correção nos dados cadastrais (por exemplo, nome com grafia equivocada)
  • Alteração de local de prova
  • Indicação de atendimento especializado e/ou específico

O estudante pode ainda visualizar o histórico de todas as inscrições feitas em seu nome junto ao ENADE, como ingressante, concluinte ou irregular de anos anteriores, por meio do Portal do Inep http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/.

Preenchimento de Cadastro – Conforme Edital Nº 26 de 2017

Conforme disposto no item 5 do Edital Nº 26 de 2017, o estudante deve preencher, no site do INEP, um cadastro com informações como CPF, Telefone e E-mail. Nesse cadastro o aluno poderá solicitar também atendimento especializado ou específico. O período para preenchimento do cadastro é: das 10 horas do dia 14/08/2017 às 23h59min do dia 23/11/2017.O período para solicitação de atendimento especializado e/ou específico é: das 10 horas do dia 14/08/2017 às 23h59min do dia 03/09/2017.

Preenchimento do Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações sobre a formação dos estudantes, que permite captar como eles vivenciam situações fundamentais do processo de aprendizagem, bem como da construção das habilidades e competências indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse sentido, as questões elaboradas permitem conhecer:

  • O perfil socioeconômico do(a) estudante
  • Como os(as) estudantes percebem seu processo formativo e, em especial, os elementos disponíveis e contributivos para sua formação acadêmica e futuro profissional
  • Como os(as) estudantes percebem os instrumentos e mecanismos de apoio à aprendizagem oferecidos pelas diferentes instituições de educação superior – tais como infraestrutura, organização didática dos professores, oportunidades de acesso a bolsas, etc. Em função de sua importância, o Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório

Caso o(a) estudante não preencha o referido instrumento, será considerado irregular perante o ENADE 2017 e, portanto, não poderá colar grau.

O preenchimento do Questionário do Estudante é feito exclusivamente em formato eletrônico, por meio do Sistema ENADE, disponível na página da Internet http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/, devendo ser feito por todos os concluintes dos cursos avaliados em 2017.

É importante saber que as respostas dadas ao Questionário do Estudante contribuem para o cálculo dos indicadores de qualidade do curso e da instituição. Por conta disso, é fundamental que o questionário seja preenchido com seriedade, de forma a refletir verdadeiramente as condições e o processo de formação ao longo de toda a graduação.

Identificação do local de realização do ENADE 2017

O estudante poderá conhecer seu local de prova após o preenchimento do Questionário do Estudante. O sistema informará o endereço completo do local de prova, contendo o nome da instituição, rua, número, edifício e sala de aplicação do ENADE 2017. É permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante, que indica os dados do candidato e seu local de prova.
O acesso à tela que permite visualizar o Cartão de Informação do Estudante é permanente após o preenchimento do Questionário do Estudante. No entanto, recomenda-se que o cartão seja impresso e levado pelo estudante no dia do Exame, facilitando seu acesso ao local de prova.

Responsabilidades do estudante
(Extraído do Edital nº 26/2017)

15. DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE
15.1 São obrigações do Estudante no ENADE 2017:
15.1.1 Certificar‐se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Exame.
15.1.2 Certificar‐se de todas as informações e regras constantes deste Edital e das demais orientações que estarão disponíveis na Página do Inep.
15.1.3 Cumprir rigorosamente os procedimentos de cadastro estabelecidos neste Edital.
15.1.4 Responsabilizar‐se pelo preenchimento correto e fidedigno das informações prestadas no Questionário do Estudante, sob pena de ser considerado irregular.
15.1.5 Manter a guarda da senha, que é indispensável para o acompanhamento do cadastro, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para solicitação de dispensa junto ao Inep.
15.1.5.1 A senha de acesso ao sistema de cadastro é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do Estudante.
15.1.6 Conferir com antecedência, na Página do Estudante, o local de prova para o qual foi designado.
15.1.7 Comparecer, no dia do Exame, ao local de realização da prova indicado, até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília‐DF.
15.1.8 Aguardar, na sala de prova das 13h às 13h20min, para iniciar a prova. A ida ao banheiro nesse período será permitida desde que acompanhada pelo fiscal, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.9 Permanecer na sala de prova até às 14h20min para cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença, conforme item 10.3.5 deste Edital.
15.1.10 Não portar, ao ingressar na sala de prova, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
15.1.11 Não utilizar, ao ingressar na sala de prova, óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, durante a realização da prova.
15.1.12 Não portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos na Lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003. Caso o Estudante detenha autorização para o porte de armas e a apresente poderá realizar o Exame em Sala Extra.
15.1.13 Guardar, antes de ingressar em sala de prova, em envelope porta‐objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.14 Responsabilizar‐se pela guarda de quaisquer dos objetos listados no item 15.1.13.
15.1.15 Manter o envelope porta‐objetos lacrado e identificado pelo Estudante embaixo da carteira até a saída definitiva da sala de prova, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.16 Iniciar a prova somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Prova e no Cartão‐Resposta, observada a autorização do aplicador.
15.1.17 Antes de iniciar a prova, verificar se o seu Caderno de Prova, contém:
15.1.17.1 seus dados e os do curso;
15.1.17.2 a quantidade de questões indicadas no seu Cartão‐Resposta; e
15.1.17.3 qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões.
15.1.18 Ler e conferir todas as informações registradas no Caderno de Prova, no Cartão‐Resposta, inclusive sua área/curso e seu nome, bem como na lista de presença e nos demais documentos do Exame.
15.1.19 Reportar exclusivamente ao aplicador da sua sala qualquer ocorrência em relação ao seu Caderno de Prova e ao Cartão‐Resposta para que sejam tomadas as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
15.1.20 Não realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro Estudante durante a realização da prova, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.21 Transcrever as respostas da prova objetiva e as respostas da prova discursiva, exclusivamente, para o Cartão‐ Resposta, de acordo com as instruções contidas nesses instrumentos.
15.1.22 Utilizar obrigatoriamente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sob pena de impossibilidade de leitura óptica do Cartão‐Resposta.
15.1.23 Não se ausentar, em definitivo, da sala de prova antes de decorrida 1 (uma) hora do início da prova, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.24 Não se ausentar da sala de prova portando o Cartão‐Resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do seu Caderno de Prova ao deixar em definitivo a sala de prova nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término da prova, sob pena de eliminação.
15.1.25 Inserir documentos na Página do Estudante, http://enade.inep.gov.br, quando solicitado pelo Inep.

Qual a legislação pertinente ao ENADE?

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do ENADE são:

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes