A FESP

A Sociedade Educacional São Paulo (SESP), associação civil sem fins lucrativos, mantenedora da Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), foi autorizada no ano de 1.974, pelo então CFE (Conselho Federal de Educação), a instituir os cursos de engenharia civil e de engenharia elétrica.

A FESP, instituida 1974, convém destacar, foi pioneira a ministrar cursos noturnos de Engenharia e Tecnologia, tendo sempre mantido seus currículos e laboratórios atualizados, preocupando-se sempre com a sua tradição e a qualidade de seus cursos.

  • Em 1.975, a FESP realizou seu primeiro vestibular…
  • Em 1.979, ambos os cursos foram reconhecidos e, no mesmo ano, a FESP foi autorizada a implantar um curso de complementação destinado aos formandos da Faculdade de Tecnologia da Universidade Mackenzie, para que os mesmos obtivessem seus diplomas de graduação plena em engenharia.
  • Em 1.984, o CFE autorizou a SESP a implantar o curso superior de Tecnologia em Construção Civil, modalidade Estruturas Metálicas. Este curso foi reconhecido pelo MEC em 1.991.
  • A FESP , fundada há quarenta e três anos, convém destacar, foi pioneira a ministrar cursos noturnos de Engenharia e Tecnologia, tendo sempre mantido seus currículos e laboratórios atualizados, preocupando-se sempre com a sua tradição e a qualidade de seus cursos.
  • Em 1.998 a SESP criou a Faculdade de Engenharia São Paulo – , para ministrar o curso de Administração de Empresas , que obteve conceito “A” pelo MEC, tendo obtido seu reconhecimento em setembro de 2.003.

HISTÓRICO

  • 2017

    A FESP muda a sua sede para a Rua dos Ingleses, 569 – Morro dos Ingleses, quase esquina com a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e a 500 metros da Estação Metrô Brigadeiro.

  • 2016

    A FESP juntamente com a FESP jr., realizam SEF – Semana de engenharia da FESP.

    • + DE 600 PARTICIPANTES
    • + DE 20 EXECUTIVOS FORMADOS PELA FESP
    • + DE 20 HORAS DE BATE-PAPO E PALESTRAS COM AS MAIORES EMPRESAS DO PAIS.
  • 2013

    Os cursos de Administração ministrados pela FAPI são agora ministrado pela FESP.

  • 2010

    A SESP recebe o selo IES Socialmente Responsável 2010 – ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior)

  • 2003

    O Curso de Administração de Empresas obtêm conceito “A” pelo MEC.

  • 1998

    SESP criou a FAPI – Faculdade de Administração São Paulo, para ministrar o curso de Administração de Empresas

  • 1991

    O curso superior de Tecnologia em Construção Civil – Modalidade: Estruturas Metálica foi reconhecido pelo MEC

  • 1984

    CFE autorizou a SESP a implantar o curso superior de Tecnologia em Construção Civil, modalidade Estruturas Metálicas

  • 1979

    Ambos os cursos foram reconhecidos e, no mesmo ano, a FESP foi autorizada a implantar um curso de complementação destinado aos formandos da Faculdade de Tecnologia da Universidade Mackenzie, para que os mesmos obtivessem seus diplomas de graduação plena em engenharia.

  • 1975

    FESP realizou seu primeiro vestibular

LOCALIZAÇÃO

A FESP está localizada no bairro da Bela Vista, distrito situado na região central da cidade de São Paulo. Em seu entorno estão instalados escritórios, empresas, edifícios residenciais, bares, restaurantes, estacionamentos e diversos estabelecimentos culturais, tais como o Museu de Artes de São Paulo, Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Cinema Reserva Cultural São Paulo, Itaú Cultural e Teatro Gazeta.

MISSÃO

A missão e o compromisso da FESP, nos seus quarenta e dois anos de existência, são os de educar e preparar nossos alunos a serem profissionais líderes e altamente capacitados em suas profissões, em benefício de toda a sociedade, cumprindo com a sua função social de promoção humana, oferecendo, também, aos mais necessitados a oportunidade, para obtenção do mesmo sucesso profissional.

VISÃO

Apesar dos seus 42 anos de existência, com tradição de seriedade e alto padrão de qualidade reconhecidos, ser reconhecida como instituição inovadora, com o compromisso de formar uma nata de profissionais, preparados para o mercado de trabalho, prestando serviços – centrados nos seus alunos, de educação, de ensino, administrativos e de atendimento de alta qualidade.

INFRA-ESTRUTURA

Instalações especialmente construídas para fins educacionais.

  • Localização privilegiada na cidade de São Paulo, ocupando uma área total de 7.000m²
  • Biblioteca com 300m² com cerca de 18.000 títulos
  • Setor de Estágio Supervisionado
  • Laboratórios de Materiais de Construção, Estruturas, Solos e Informática
  • Salas de aula modernas, multimídia e confortáveis
  • Credenciamento junto ao FIES
  • Papelaria/Xerox
  • Auditório/Salão de festas, palestras e Confraternizações
  • Monitoria
  • Ouvidoria/Assistência Social
  • Psicopedagogia
  • Associação de Ex-alunos
  • Cantina

ENADE

PROVAS E GABARITOS ENADE - ENGENHARIA CIVIL

PROVAS E GABARITOS ENADE - ENGENHARIA ELÉTRICA

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma prova escrita, utilizada como um instrumento de avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros, integrando a Lei Federal Nº 10.861/2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A aplicação da prova é de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do Art. 5º, § 5º, da Lei Nº 10.861/2004, o ENADE constitui-se como componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

ATENÇÃO! O estudante que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE e não poderá colar grau.

Composição do ENADE?

  • A prova
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova
  • O questionário do estudante
  • O questionário do coordenador(a) do curso

Quem deve ser inscrito?

Ingressantes: Estudantes que iniciaram o curso com matrícula em 2017 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso.

Concluintes: Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 (2018/1), assim como aqueles que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

São dispensados da inscrição:

  • Estudantes que colarem grau até o último dia da inscrição; (em 2017 o último dia é 31/08/2017)
  • Estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2017, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante
  • Estudantes PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação), nos termos do Decreto Presidencial Nº 7.948 de 12 de Março de 2013, Capítulo V, Art. 19
Importante: O fato de haver sido inscrito no ENADE em anos anteriores (como ingressante ou concluinte) não dispensa o estudante de nova inscrição no ENADE 2017, caso cumpridos os requisitos de habilitação acima indicados.

O estudante habilitado ao ENADE é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à colação de grau.

Importante: Em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26/11/2017.

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2017, que não realizar a prova, não poderá colar grau enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, o MEC considera que o estudante não concluiu o respectivo curso de graduação.

(O ENADE é componente curricular obrigatório).

Caso o estudante não compareça à prova, deverá procurar a Secretaria Geral para maiores informações.

O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do Art. 33-J da Portaria Normativa Nº 40, de 2007, em sua atual redação, exclusivamente por meio do portal do Inep. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
De acordo com o Edital Nº 26 do ENADE 2017, item 6.8 “O ENADE 2017 é composto ainda pelo Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para todos os estudantes inscritos na condição de concluintes regulares. O não preenchimento por completo do referido instrumento ensejará irregularidade do estudante perante o Exame”

Responsabilidades do estudante

Cabe aos estudantes habilitados à inscrição no ENADE 2017 acompanhar os diferentes momentos de inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua participação. Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em vista garantir que os resultados do ENADE sejam representativos dos processos de formação ofertados no país.

É de extrema importância a leitura do Edital Nº 26/2017.

Acesso ao sistema

O estudante deve primeiramente verificar junto à Secretaria Geral se está inscrito como concluinte no ENADE. Em caso positivo, deve acompanhar o processo de inscrição por meio de comunicação constante com seu(sua) coordenador(a) de curso (responsável pelas inscrições). É importante também acompanhar as notificações na Central do Aluno e no Aluno@net,
O estudante, depois de inscrito no ENADE por seu coordenador, deve realizar seu cadastro no sistema ENADE, através de endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br no período de 14/08/2017 a 26/11/2017.

Este cadastro é importante para que o estudante tenha acesso às funcionalidades que serão utilizadas durante a realização do ENADE:

  • Preenchimento de Cadastro
  • Questionário do Estudante: de caráter obrigatório
  • Solicitação de dispensa para estudantes que comprovem impossibilidade de realizar o exame: será normatizada em portaria específica, após a realização da prova
  • Boletim de Desempenho Individual: poderá ser acessado a partir do segundo semestre de 2018

Verificação da inscrição

É importante que o estudante acompanhe a inscrição do seu nome no ENADE 2017. Essa consulta pode ser realizada junto à Secretaria Geral.
Cabe a ele a responsabilidade de verificar se sua inscrição foi feita corretamente pela instituição e, em caso negativo, buscar seu(sua) coordenador(a), para que sejam feitas as devidas correções.
Durante esse período, a coordenação de curso poderá retificar as inscrições, por isso, é importante que o estudante solicite as correções necessárias, tais como:

  • Realização da inscrição
  • Correção nos dados cadastrais (por exemplo, nome com grafia equivocada)
  • Alteração de local de prova
  • Indicação de atendimento especializado e/ou específico

O estudante pode ainda visualizar o histórico de todas as inscrições feitas em seu nome junto ao ENADE, como ingressante, concluinte ou irregular de anos anteriores, por meio do Portal do Inep http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/.

Preenchimento de Cadastro – Conforme Edital Nº 26 de 2017

Conforme disposto no item 5 do Edital Nº 26 de 2017, o estudante deve preencher, no site do INEP, um cadastro com informações como CPF, Telefone e E-mail. Nesse cadastro o aluno poderá solicitar também atendimento especializado ou específico. O período para preenchimento do cadastro é: das 10 horas do dia 14/08/2017 às 23h59min do dia 23/11/2017.O período para solicitação de atendimento especializado e/ou específico é: das 10 horas do dia 14/08/2017 às 23h59min do dia 03/09/2017.

Preenchimento do Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações sobre a formação dos estudantes, que permite captar como eles vivenciam situações fundamentais do processo de aprendizagem, bem como da construção das habilidades e competências indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse sentido, as questões elaboradas permitem conhecer:

  • O perfil socioeconômico do(a) estudante
  • Como os(as) estudantes percebem seu processo formativo e, em especial, os elementos disponíveis e contributivos para sua formação acadêmica e futuro profissional
  • Como os(as) estudantes percebem os instrumentos e mecanismos de apoio à aprendizagem oferecidos pelas diferentes instituições de educação superior – tais como infraestrutura, organização didática dos professores, oportunidades de acesso a bolsas, etc. Em função de sua importância, o Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório

Caso o(a) estudante não preencha o referido instrumento, será considerado irregular perante o ENADE 2017 e, portanto, não poderá colar grau.

O preenchimento do Questionário do Estudante é feito exclusivamente em formato eletrônico, por meio do Sistema ENADE, disponível na página da Internet http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/, devendo ser feito por todos os concluintes dos cursos avaliados em 2017.

É importante saber que as respostas dadas ao Questionário do Estudante contribuem para o cálculo dos indicadores de qualidade do curso e da instituição. Por conta disso, é fundamental que o questionário seja preenchido com seriedade, de forma a refletir verdadeiramente as condições e o processo de formação ao longo de toda a graduação.

Identificação do local de realização do ENADE 2017

O estudante poderá conhecer seu local de prova após o preenchimento do Questionário do Estudante. O sistema informará o endereço completo do local de prova, contendo o nome da instituição, rua, número, edifício e sala de aplicação do ENADE 2017. É permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante, que indica os dados do candidato e seu local de prova.
O acesso à tela que permite visualizar o Cartão de Informação do Estudante é permanente após o preenchimento do Questionário do Estudante. No entanto, recomenda-se que o cartão seja impresso e levado pelo estudante no dia do Exame, facilitando seu acesso ao local de prova.

Responsabilidades do estudante
(Extraído do Edital nº 26/2017)

15. DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE
15.1 São obrigações do Estudante no ENADE 2017:
15.1.1 Certificar‐se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Exame.
15.1.2 Certificar‐se de todas as informações e regras constantes deste Edital e das demais orientações que estarão disponíveis na Página do Inep.
15.1.3 Cumprir rigorosamente os procedimentos de cadastro estabelecidos neste Edital.
15.1.4 Responsabilizar‐se pelo preenchimento correto e fidedigno das informações prestadas no Questionário do Estudante, sob pena de ser considerado irregular.
15.1.5 Manter a guarda da senha, que é indispensável para o acompanhamento do cadastro, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para solicitação de dispensa junto ao Inep.
15.1.5.1 A senha de acesso ao sistema de cadastro é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do Estudante.
15.1.6 Conferir com antecedência, na Página do Estudante, o local de prova para o qual foi designado.
15.1.7 Comparecer, no dia do Exame, ao local de realização da prova indicado, até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília‐DF.
15.1.8 Aguardar, na sala de prova das 13h às 13h20min, para iniciar a prova. A ida ao banheiro nesse período será permitida desde que acompanhada pelo fiscal, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.9 Permanecer na sala de prova até às 14h20min para cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença, conforme item 10.3.5 deste Edital.
15.1.10 Não portar, ao ingressar na sala de prova, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
15.1.11 Não utilizar, ao ingressar na sala de prova, óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, durante a realização da prova.
15.1.12 Não portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos na Lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003. Caso o Estudante detenha autorização para o porte de armas e a apresente poderá realizar o Exame em Sala Extra.
15.1.13 Guardar, antes de ingressar em sala de prova, em envelope porta‐objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.14 Responsabilizar‐se pela guarda de quaisquer dos objetos listados no item 15.1.13.
15.1.15 Manter o envelope porta‐objetos lacrado e identificado pelo Estudante embaixo da carteira até a saída definitiva da sala de prova, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.16 Iniciar a prova somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Prova e no Cartão‐Resposta, observada a autorização do aplicador.
15.1.17 Antes de iniciar a prova, verificar se o seu Caderno de Prova, contém:
15.1.17.1 seus dados e os do curso;
15.1.17.2 a quantidade de questões indicadas no seu Cartão‐Resposta; e
15.1.17.3 qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões.
15.1.18 Ler e conferir todas as informações registradas no Caderno de Prova, no Cartão‐Resposta, inclusive sua área/curso e seu nome, bem como na lista de presença e nos demais documentos do Exame.
15.1.19 Reportar exclusivamente ao aplicador da sua sala qualquer ocorrência em relação ao seu Caderno de Prova e ao Cartão‐Resposta para que sejam tomadas as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
15.1.20 Não realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro Estudante durante a realização da prova, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.21 Transcrever as respostas da prova objetiva e as respostas da prova discursiva, exclusivamente, para o Cartão‐ Resposta, de acordo com as instruções contidas nesses instrumentos.
15.1.22 Utilizar obrigatoriamente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sob pena de impossibilidade de leitura óptica do Cartão‐Resposta.
15.1.23 Não se ausentar, em definitivo, da sala de prova antes de decorrida 1 (uma) hora do início da prova, sob pena de eliminação do Exame.
15.1.24 Não se ausentar da sala de prova portando o Cartão‐Resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do seu Caderno de Prova ao deixar em definitivo a sala de prova nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término da prova, sob pena de eliminação.
15.1.25 Inserir documentos na Página do Estudante, http://enade.inep.gov.br, quando solicitado pelo Inep.

Qual a legislação pertinente ao ENADE?

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do ENADE são:

BIBLIOTECA

A Biblioteca da FESP é o setor responsável pelo atendimento aos usuários nos Serviços de Sistemas de Recuperação e Informação. O acervo é informatizado pelo sistema WAE que gerencia, no cadastro de usuários, empréstimos, devoluções, reservas e aquisição bibliográfica, permitindo pesquisar as informações existentes. A pesquisa pode ser feita interna ou externamente, no site da FESP (Central do Aluno), Biblioteca@Net.

A qualidade do acervo está em constante manutenção, atualização e preservação, conforme previsto na política de desenvolvimento de coleções.

Serviços da Biblioteca

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA (COMUT)
– Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais.

EMPRÉSTIMOS ENTRE BIBLIOTECAS (EEB)
– Permite que o usuário regularmente matriculado retire livros em outras bibliotecas mediante a apresentação de um formulário padronizado emitido pela biblioteca.

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
– Orientação quanto a normalização de Trabalhos de conclusão de curso

CONSULTA AO ACERVO/RESERVAS

BASE DE DADOS ACESSO LIVRE – BIBLIOTECAS DIGITAIS

TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

O Portal Capes, além do conteúdo de acesso restrito, reúne uma seleção de bases de dados, páginas, portais e bibliotecas virtuais de acesso livre. Importante:para um bom desempenho do portal use versões mais modernas dos navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer 8.5 ou o Google Chrome;

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : PERIÓDICOS EM TEXTO COMPLETO, BASES REFERENCIAIS, LIVROS OBRAS DE REFERÊNCIA, NORMAS TÉCNICAS, FONTES ESTATÍSTICAS

Portal de Periódicos da UFSC

Agrega revistas científicas produzidas na UFSC, está sob a coordenação da Biblioteca e utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER (versão 2.3.6) para edição das publicações periódicas científicas.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : REVISTAS CIENTÍFICAS

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBCT), integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : TESES E DISSERTAÇÕES

Banco de Teses da Capes

Banco que reúne as informações de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país reúne 458.657 resumos de trabalhos de pós-graduação. O Banco é uma ferramenta de busca e consulta, com resumos relativos a teses e dissertações defendidas desde 1987. As informações são fornecidas diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : TESES E DISSERTAÇÕES

SciELO

Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção:

A coleção Proceedings, Saúde Pública, Ciências Sociais além das coleções por países: Brasil, Portugal, Espanha, etc.

A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a

BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : PERIÓDICOS EM TEXTO COMPLETO

SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : LIVROS

Google Acadêmico

Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Pode-se pesquisar: artigos revisados por especialistas (peer reviewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : ARTIGOS, LIVROS, RESUMOS, PERIÓDICOS, etc

Scirus

Motor de busca mais abrangente em informação científica da Internet. Buscas em mais de 380 milhões de páginas científicas na Web.

Permite: Escolher a pesquisa em uma variedade de áreas, incluindo saúde, vida, física e ciências sociais; Limitar a pesquisa por um determinado autor, jornal ou artigo; restringir os resultados para um intervalo de datas especificado; encontrar congressos científicos, resumos e patentes.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : PÁGINAS DA INTERNET

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto (open access), mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Permite o aceso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade. Também podem ser realizadas buscas por artigo de periódico.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : PERIÓDICOS

Portcom

Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa. É o espaço web de acesso livre, responsável pela disseminação, gestão e difusão da produção técnico, científica e acadêmica gerada pela comunidade lusófona.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
ACESSAR Tipo de conteúdo : ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES, CAPÍTULOS DE LIVRO, TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS

LivRe: Portal para periódicos de livre acesso na Internet

Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : SITES DE PERIÓDICOS DE ACESSO GRATUITO

Portal SEER

O Portal SEER tem uma seção com o objetivo de reunir, organizar e divulgar as revistas científicas brasileiras que utilizam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : REVISTAS DA PLATAFORMA SEER

Banco de dados de história literária e Biblioteca Digital de Literatura

Fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : LITERATURA PORTUGUESA
ACESSAR Tipo de conteúdo : OBRAS LITERÁRIAS

Portal Catarina: Obras Literárias Catarinenses

Obras, autores e acervos literários catarinenses. A idéia é tornar acessível uma série de conteúdos e de informações que dão um panorama da vida intelectual (literária sobretudo) do Estado de Santa Catarina, desde o século XIX, permitindo uma visão crítica das obras aqui produzidas.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : LITERATURA CATARINENSE
ACESSAR Tipo de conteúdo : OBRAS LITERÁRIAS

SPELL

Biblioteca eletrônica que disponibiliza a produção de periódicos científicos para consulta e download. Concentra-se inicialmente, nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, ECONOMIA, ENGENHARIA, TURISMO
ACESSAR Tipo de conteúdo : ARTIGOS E PERIÓDICOS

Rede BHL Scielo

Coleção de publicações científicas voltada para área da biodiversidade. Sendo composta pelos centros de informação e documentação das mais expressivas instituições de pesquisa brasileiras.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : ZOOLOGIA, BOTÂNICA, BIOSSEGURANÇA, BIOTECNOLOGIA
ACESSAR Tipo de conteúdo : ARTIGOS, PERIÓDICOS, MONOGRAFIAS, LEGISLAÇÃO, etc.

DOAB

Diretório de Livros de Acesso Aberto – A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and developmen.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : LIVROS

Portal Domínio Público

Biblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

Forma de acesso : LIVRE Área do conhecimento : TODAS AS ÁREAS
ACESSAR Tipo de conteúdo : OBRAS LITERÁRIAS CIENTÍFICAS E ARTÍSTICAS

Há, também, nesta página uma relação de periódicos, agrupados por áreas do conhecimento

Para realizar suas pesquisas, acesse os links abaixo:

Títulos de periódicos por área do conhecimento

1. Ciências Exatas e da Terra

Matemática
Ciências da Computação
Física
Química

2. Ciências Biológicas

Biologia Geral
Farmacologia

3. Engenharias

Engenharia Civil
Engenharia Sanitária
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia Química
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica

4. Ciências da Saúde

Nutrição
Farmácia
Cosmetologia
Enfermagem
Saúde Pública (Saúde Coletiva)

5. Ciências Agrárias

Agronomia
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Gestão Ambiental

6. Ciências Sociais Aplicadas

Direito
Administração
Economia
Design
Ciência da Informação
Comunicação
Rádio e Televisão
Publicidade e Propaganda

7.Ciências Humanas

Filosofia
Sociologia
História
Geografia
Psicologia
Educação
Ciência Política

8. Linguistíca, Letras e Artes

Lingüística
Letras
Artes

LIVROS DIGITAIS

#
Material Livro Digital
Nº de chamada 307.764 Q18q 2013
Título 40 anos de Regiões Metropolitanas no Brasil –
Vol. 1 [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Regiões Metropolitanas
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 303 C567c 2009
Título A cibercultura e seu espelho [recurso
eletrônico] : campo de conhecimento emegente e nova vivência humana na era
da imersão interativa / 1 ed.
Ano 2009
Assunto Cibercultura
A cibercultura e seu espelho BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 V552s 2011
Ent. princ. VELLOSO, João Paulo dos Reis
Título A solidão do corredor de longa distância [recurso
eletrônico] : Brasil – novo modelo de desenvolvimento, para criar a ”
era das grandes oportunidades, rumo ao país desenvolvido” / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Desenvolvimento – Economia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 330.09 A64a 2011
Título Antonio Barros de Castro o inconformista [recurso
eletrônico] : homenagem do .IPEA.GOV ao mestre / 1. ed.
Ano 2011
Assunto Biografia – Antonio Barros de
Castro
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 C262i 1980
Ent. princ. CARDOSO, Fernando Henrique
Título As idéias e seu lugar [recurso
eletrônico] : ensaios sobe as teoriss do desenvolvimento / 1 ed.
Ano 1980
Assunto BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 306 P829p 2011
Título As políticas públicas e suas narrativas:
o estranho caso entre o mais cultura e o sistema nacional de cultura / 1
ed.
Ano 2011
Assunto Aspecto cultural
Site 1 BAIXAR
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Material Livro Digital
Nº de chamada 332.042 T7723t 2012
Título As Transformações no Sistema Financeiro
Internacional – Vol. 1 [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Sistema financeiro
internacional
IPEA.GOV BAIXAR
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Material Livro Digital
Nº de chamada 332.042 T7723t 2012
Título As Transformações no Sistema Financeiro
Internacional – Vol. 2 [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Sistema financeiro internacional
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 332.042 T7723t 2013
Título As transformações no sistema monetário
internacional [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Economia internacional
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 B8233b 2013
Título Brasil em desenvolvimento 2013 – Vol. 1 [recurso
eletrônico] : estado, planejamento e políticas públicas / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Desenvolvimento econômico –
Brasil
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 B8233b 2013
Título Brasil em desenvolvimento 2013 – Vol. 2 [recurso
eletrônico] : estado, planejamento e políticas públicas / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Desenvolvimento econômico –
Brasil
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 B8233b 2013
Título Brasil em desenvolvimento 2013 – Vol. 3 [recurso
eletrônico] : estado, planejamento e políticas públicas / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Desenvolvimento econômico –
Brasil
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 668.42 L9334c 2001
Ent. princ.
LUCAS, Elizabete F.
Título Caracterização de polímeros [recurso
eletrônico] : determinação de pesomolecular e análise térmica / 1 ed.
Ano 2001
Assunto Polímeros
books google BAIXAR
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Material Livro Digital
Nº de chamada 323.042 C74892c 2013
Título Conferências nacionais: atores,
dinâmicas participativas efetividades / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Participação política
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 628.1 B83c 2012
Ent. princ. BRASIL, Agência Nacional das Águas
Título Conjuntura dos novos recursos hídricos no Brasil [recurso
eletrônico] : informe 2012 – edição especial / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Águas
Portal ANA BAIXAR
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Material Livro Digital
Nº de chamada 327.81 C7785c 2013
Título Cooperação brasileira para o desenvolvimento
internacional [recurso eletrônico] : 2010 / 2 ed.
Ano 2013
Assunto Relações econômicas
internacionais
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 355 D3136d 2012
Título Defesa nacional para o século XXI [recurso
eletrônico] : política internacional, estratégia e tecnologia militar / 1
ed.
Ano 2012
Assunto Política de Defesa
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 331.01 D451d 2013
Título Desenvolvimento e dependência [recurso
eletrônico] : cátedra Ruy Mauro Marini / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Política de Trabalho –
Econômica
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 D59896d 2013
Título Direito e desenvolvimento no Brasil do século XXI
– Vol.1 [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Desenvolvimento – Economia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 323 D635d [2002]
Título Direitos humanos no século XXI – Vol. 1 [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano [2002]
Assunto Direitos humanos
nevusp BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 323 D635d [2002]
Título Direitos humanos no século XXI – Vol.2 [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano [2002]
Assunto Direitos humanos
nevusp BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 330 E1944e 2013
Título Economia de Maceió [recurso eletrônico] : diagnóstico e proposta para construção de uma nova realidade / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Economia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 E22e 2011
Título Economia regional e urbana [recurso
eletrônico] : teorias e métodos com ênfase no Brasil / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Economia regional
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 310 E795e 2006
Título Estatística do século XX [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano 2006
Assunto Estatística – Processamento
de dados
IBGE BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.4 E85e 2010
Título Estrutura produtiva avançada e regionalmente
integrada [recurso eletrônico] : desafios do desenvolvimento
produtivo brasileiro / 1 ed.
Ano 2010
Assunto Economia industrial
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 658.15 F4918f 2013
Título Financiamento das corporações – Vol. 3 [recurso
eletrônico] : perspectivas do desenvolvimento brasileiro / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Financiamento – Empresas
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 303.4833 B239f 2009
Ent. princ. BARBROOK, Richard
Título Futuros imaginários [recurso eletrônico] : das maquinas pensantes à aldeia global / 1 ed.
Ano 2009
Assunto Globalização
futuros imaginarios BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 628.16 C73g 2011
Ent. princ. Companhia Ambiental do Estado
de São Paulo
Título Guia nacional de coleta e preservação de amostras [recurso
eletrônico] : água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos /
1 ed.
Ano 2011
Assunto Monitoramento ambiental
ANA BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 363.7396 G971g 2003
Título Guia para avaliação do potencial de contaminação
em imóveis [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2003
Assunto Riscos Ambientais
CETESB BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.2728 I342i 2013
Título Impactos tecnológicos das parcerias da Petrobras
com universidades centros de pesquisa e firmas brasileiras [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Tecnologia Petrolífera –
Economia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 I34i 2010
Título Indicador de desenvolvimento da economia da
cultura [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2010
Assunto Desenvolvimento – Economia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 330 I3992i 2013
Título Índice de desenvolvimento humano municipal
brasileiro [recurso eletrônico] / 2 ed.
Ano 2013
Assunto Desenvolvimento humano
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 333.7932 I45i 2011
Título Inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro [recurso
eletrônico] : uma avaliação do programa de P&D regulado pela Aneel / 1
ed.
Ano 2011
Assunto Energia elétrica
IPEA.GOV. BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 337 I46i 2010
Título Inserção internacional brasileira [recurso
eletrônico] : temas de economia internacional / 1 ed.
Ano 2010
Assunto Economia
IPEA.GOV. BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.1 B83i 2010
Ent. princ. BRASIL, Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Título Intercâmbio comercial do agronegócio [recurso
eletrônico] : príncipais mercados de destino / 1 ed.
Ano 2010
Assunto Agricultura – Economia
agricultura.gov BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 549 C3866 2001
Ent. princ. CÂMARA, Gilberto
Título Introdução à ciência da geoinformação [recurso
eletrônico] / 2 ed.
Ano 2001
Assunto Geoinformação – Mineral
INPE BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 332.46 G29i 1995
Ent. princ. GÉNÉREUX, Jacques
Título Introdução à política econômica [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano 1995
Assunto Política econômica
e-book BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 419 L6978L 2012
Título Libras em estudo [recurso eletrônico] :
tradução / interpretação / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Ensino para surdos
Site 1 BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 419 L6978L 2012
Título Libras em estudo [recurso eletrônico] :
descrição e análise / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Libras – Língua de sinais
Site 1 BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 419 L6978L 2012
Título Libras em estudo [recurso eletrônico] :
política educacional / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Libras – Língua de sinais
Site 1 BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 419 L6978L 2012
Título Libras em estudo [recurso eletrônico] :
ensino aprendizagem / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Libras – Língua de sinais
Site 1 BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 344.046 L698 2013
Título Licenciamento ambiental para o desenvolvimento
urbano [recurso eletrônico] : avaliação de instrumentos e
procedimentos / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Licenciamento ambiental
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 691.1 M153m 2009
Título Madeira [recurso eletrônico] : uso
sustentável na construção civil / 2 ed.
Ano 2009
Assunto BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 001.45 C4879m 2012
Ent. princ. CHASIN, Alice A. da Matta
Título Manual para elaboração dos trabalhos de conclusão
de curso/ 1 ed.
Ano 2012
Assunto Trabalho cientìfico –
Metodologia
Faculdade Oswaldo Cruz BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 346.73023 M929m 2013
Ent. princ. MOURA, Tatiana Whattely de
Título Mapa da defensoria pública no Brasil [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Defensoria pública
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 530 M5927 1997
Título Methods for the calculation of physical effects [recurso
eletrônico] : Due to releases of hazardous (liquids and gases) / 3 ed.
Ano 1997
Assunto Física
Yellow Book BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.642 M6261m 2012
Título Micro e pequenas empresas [recurso
eletrônico] : mercado de trabalho e implicação para o desenvolvimento / 1
ed.
Ano 2012
Assunto Microempresas
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 658.4038 B333m 2012
Ent. princ. BATISTA, Fábio Ferreira
Título Modelo de gestão do conhecimento para a
administração pública brasileira [recurso eletrônico] : como
implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício
do / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Gestão do conhecimento
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 628.354 R223n 1999
Ent. princ. REALI, Marco Antônio Penalva
Título Noções gerais de tratamento e disposição final de
lodos de estações de tratamento de água [recurso eletrônico] / 1
ed.
Ano 1999
Assunto Aterro sanitário
prosab BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada N9762n 2009
Título Nutrientes de esgoto sanitário [recurso
eletrônico] : utilização e remoção / 1 ed.
Ano 2009
Assunto Águas residuais – Tratamento
biológico
PROSAB BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 327.172 B8234b 2012
Título O Brasil e as operações de paz em um mundo
globalizado [recurso eletrônico] : entre a tradição e a inovação /
1 ed.
Ano 2012
Assunto Manutenção da Paz
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.947 A477L 2012
Ent. princ. ALVES, André Gustavo de Miranda
Pineli
Título O renascimento de uma potência? [recurso
eletrônico] : a Rússia no século XXI / 1.ed.
Ano 2012
Assunto Desenvolvimento econômico –
Rússia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 419 Q18t 2004
Ent. princ. QUADROS, Ronice Müller de
Título O tradutor e interprete de língua brasileira de
sinais e língua portuguesa [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2004
Assunto Libras – Língua de sinais
portal.mec.gov BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 382 B8499b 2012
Título Os BRICS na OMC [recurso eletrônico] :
políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia e África do Sul /
1 ed.
Ano 2012
Assunto Comércio internacional
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 658.406 P126p 2012
Título PAEDI [recurso eletrônico] : Pesquisa
sobre Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Empresários – Administração
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.2728 M8279p 2013
Ent. princ. MORAIS, José Mauro de
Título Petróleo em águas profundas [recurso
eletrônico] : uma história tecnológica da Petrobras na exploração e
produção offshore / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Empresa petrolífera
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.2728 P797p 2011
Título Poder de compra da Petrobras – Vol. 1 [recurso
eletrônico] : impactos econômicos nos seus fornecedores / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Petróleo
ipa BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.2728 P797p 2011
Título Poder de compra da Petrobras – Vol. 2 [recurso
eletrônico] : impactos econômicos nos seus fornecedores / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Petróleo
ipa BAIXAR
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Material Livro Digital
Nº de chamada 338.2728 P797p 2011
Título Poder de compra da Petrobras – Vol. 3 [recurso
eletrônico] : impactos econômicos nos seus fornecedores / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Petróleo
ipa BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 362.1068 P829p 2011
Título Políticas públicas e financiamento federal do
sistema único de saúde [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Adminstração – Serviços de
saúde
IPEA.GOV.br BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 612.62 B83p 2011
Ent. princ. BRASIL. Ministério da Saúde.
Secretaria de Atenção à Saúde
Título Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da
violência sexual contra mulheres e adolescentes [recurso eletrônico] : norma técnica / 3 ed.
Ano 2011
Assunto Anticoncepcionais – Métodos
bvsms.saude BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 543.0894 S4288p 2003
Ent. princ. SCOTT, Raymond P. W.
Título Pricinples and pratices of chromatography [recurso
eletrônico] / 1.ed.
Ano 2003
Assunto Cromatografia líquida
amazon BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 536.2 K47p 1999
Ent. princ. KERN, Donald Q.
Título Procesos de transferência de calor [recurso
eletrônico] / 31 ed.
Ano 1999
Assunto Transferência de calor
Portal 4Shared.com BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 628.16 P956p 2001
Título Processos de desinfecção e desinfetantes
alternativos na produção de água potável [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2001
Assunto Estação de tratamento de água
– Operação
PROSAB BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 361.6 P96457p 2013
Título Programa Bolsa Família [recurso
eletrônico] : uma década de inclusão e cidadania / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Brasil – Política social
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 346.048 P9659 2013
Título Propriedade intelectual e aspectos regulatórios
em biotecnologia [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Propriedade intelectual
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 327.81 P9663p 2011
Título Prospectiva, estratégias e cenários globais [recurso
eletrônico] : visões de Atlântico Sul, África Lusófona, América do Sul e
Amazônia / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Relações exteriores
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 305.4 R25r 2011
Título Redistribuição, reconhecimento e representação [recurso
eletrônico] : diálogos sobre igualdade de gênero / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Mulher – Aspectos Sociais
IPEA.GOV.br BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 305.235 R321r 2004
Título Relatório de desenvolvimento juvenil 2003 [recurso
eletrônico] / 2 ed.
Ano 2004
Assunto Adolescência
unesdoc.unesco BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 628.4 R3893r 2009
Título Remoção de microrganismos emergentes e
microcontaminantes orgânicos no tratamento de água para consumo humano [recurso
eletrônico] / 1 ed.
Ano 2009
Assunto Águas residuais – Tratamento
biológico
PROVAB BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 610.737 B83r 2006
Ent. princ. BRASIL. Ministério da Saúde
Título Residência multiprofissional em saúde [recurso
eletrônico] : experiências, avanços e dasafios / 1 ed.
Ano 2006
Assunto BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 628.354 A575r 2001
Ent. princ. ANDREOLI, Cleverson
Título Resíduos sólidos do saneamento [recurso
eletrônico] : processamento, reciclagem e disposição final / 1 ed.
Ano 2001
Assunto Resíduos sólidos urbanos
PROSAB BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 658.408 R342r 2005
Ent. princ. BEDÊ, Marco Aurélio, (Coord.)
Título Responsabilidade social nas micros e pequenas
empresas do Estado de São Paulo [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 2005
Assunto BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 362 B83s 2004
Ent. princ. BRASIL. Ministério da Saúde
Título SIS-Mercosul [recurso eletrônico] : uma
agenda para integração / 1 ed.
Ano 2004
Assunto BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 361.61 S6238s 2012
Título Situação social brasileira [recurso
eletrônico] : monitoramento das condições de vida 2 / 1 ed.
Ano 2012
Assunto Desigualdade social
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 005.3 G6183s 1994
Ent. princ. Goldberg, B.E.
Título System Engineering & quot;Toolbox” for
Design-Oriented Engineers [recurso eletrônico] / 1 ed.
Ano 1994
Assunto Engenharia de sistemas
nasa BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 382 T291t 2013
Título Tendências regulatórias nos acordos preferenciais
de comércio no século XXI [recurso eletrônico] : os casos de Estados
Unidos, União Europeia, China e Índia / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Comércio internacional
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 307.764 F9921t 2013
Ent. princ. FURTADO, Bernardo Alves
Título Território metropolitano, políticas municipais [recurso
eletrônico] : por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito
metropolitano / 1 ed.
Ano 2013
Assunto Regiões Metropolitanas
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.9 T688t 2009
Título Trajetórias recentes de desenvolvimento [recurso
eletrônico] : estudos de experiências internacionais selecionadas / 1 ed.
Ano 2009
Assunto Desenvolvimento – Economia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 338.947 A477L 2011
Ent. princ. ALVES, André Gustavo de Miranda
Pineli
Título Uma longa transição [recurso eletrônico] : vinte anos de transformações na Rússia / 1 ed.
Ano 2011
Assunto Desenvolvimento econômico –
Rússia
IPEA.GOV BAIXAR
#
Material Livro Digital
Nº de chamada 659 B941v 2008
Ent. princ. BUENO, Eduardo
Título Vendendo saúde [recurso eletrônico] : a
história da propaganda de medicamentos no Brasil / 1 ed.
Ano 2008
Assunto Relações públicas e
propaganda
Portal Anvisa BAIXAR

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 8:30 am às 10:00 pm
Sábado das 8:00 am às 2:00 pm
LOCAL: 1º ANDAR
RAMAL: 237 / 207.

FIES

Normas e portarias para download

Como Aderir ao Fies

Desde 2010 o FIES passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso neste site.

Datas para 1° semestre de 2017

  • Aditamento de Dilatação: até 16 de Junho de 2017
  • Aditamento de Renovação: até 16 de Junho de 2017
  • Aditamento de Transferência: até 16 de Junho de 2017
  • Aditamento de Suspensão: Sem data definida.

Datas para 2° semestre de 2017

  • Aditamento de Dilatação: até 30 de Setembro de 2017
  • Aditamento de Renovação: até 31 de Outubro de 2017
  • Aditamento de Transferência: até 30 de Setembro de 2017
  • Aditamento de Suspensão: Até o final do semestre

 


Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

  • 1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

  • 2° Passo: Inscrição no SisFIES

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

  • 3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

  • 4º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.
Fonte Sisfies

Para Renovação FIES

Semestralmente, a partir da contratação do FIES, é necessário que o aluno faça o ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL do seu financiamento. Para que isso aconteça:

A CPSA informa os dados da matrícula do aluno no SISFIES.

O aluno acessa o sisfiesportal.mec.gov.br e clica no botão “Aditamento de Contrato”, seguindo as orientações da página para a validação do Aditamento, que poderá ser “simplificado” ou “não simplificado”.

  • – No caso de “Aditamento simplificado”, após a validação, o aluno deverá dirigir-se à CPSA para retirar a sua via do DRM – Documento de Regularidade de Matricula e o processo de Aditamento está finalizado.
  • – No caso de “Aditamento não simplificado”, após a validação, o aluno deverá dirigir-se à CPSA para retirar a sua via do DRM – Documento de Regularidade de Matricula. Em seguida, deve dirigir-se à agência bancária com este documento para a finalização do Aditamento.Para maiores informações:
    SISFIES:  0800 616161
    ou
    FESP (11) 3061-5022, falar com Camila – camila@fesp.br.

Membros da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)

  • Maria de Lourdes Gaspar Silva Dias: fies@fesp.br
  • Camila Ap. Guazzelli: fies@fesp.br
  • Américo Akira Uechi: fies@fesp.br
  • Camila Matos de Paula: fies@fesp.br
  • Sidney Naves Machado: fies@fesp.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 10:00 am às 7:00 pm
LOCAL: 5º ANDAR.

SECRETARIA GERAL

A Secretaria Geral é o setor responsável pelo atendimento aos alunos de todos os cursos, para assuntos de natureza acadêmica, tais como: matrícula; rematrícula, solicitações de atestado, histórico escolar, conteúdo programático,  diploma, carteira da UNE/SPTRANS/EMTU e pedido de prova especial.

No site da FESP (Central do Aluno) estão à disposição alguns documentos e/ou requerimentos “on line”.

Os documentos tarifados solicitados via internet serão pagos na retirada e estarão disponíveis na Secretaria Geral.

Os documentos deverão ser retirados pelo aluno ou portador mediante a apresentação do protocolo.

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 am às 9:00 pm
LOCAL: 7º ANDAR
RAMAL: 240 / 241 / 244.

SECRETARIA DE APOIO

A Secretaria de Apoio executa o atendimento ao aluno seja de forma direta ou através de orientação nos casos em que o discente procura o auxílio de Professores, Tutores e Monitores.

Presta assistência administrativa ao Corpo Docente e, subsidiariamente, aos demais Departamentos da FESP.

No site da FESP (Central do Aluno) são disponibilizadas informações ao alunado, tais como: datas de revisões de notas, provas em época especial, calendário de reposição de aulas e outras determinações dos Docentes.

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 7:30 am às 9:00 pm
LOCAL: 7º ANDAR
RAMAL: 221.

TESOURARIA

3A Tesouraria é responsável pelo recebimento de diversas taxas.

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 am às 9:00 pm
LOCAL: 7º ANDAR
RAMAL: 229.

COORDENAÇÃO

Coordenação da FESP é o setor responsável pelo atendimento aos discentes de todos os cursos oferecidos pela Faculdade. Também, é responsável pelos Estágios, Projetos Pedagógicos e atividades extras curriculares.

Ciente da importância, a Coordenação oferece um espaço para atendimento individual e em grupo, visando estabelecer um contato próximo e efetivo, com os discentes, no desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 11:00 am às 8:30 pm
LOCAL: 7º ANDAR
RAMAL: 258.

CENTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA (CTI)

Setor responsável por:

  • Elaboração de Grade Horária;
  • Apoio ao discente na montagem de grade horária, solicitação de optativas, orientação sobre mudança de período etc;
  • Elaboração de Horário de Provas; e
  • Digitação e Controle de Notas e Frequências.

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 10:00 am às 7:00 pm
LOCAL: 9º ANDAR
RAMAL: 215 / 234.

OUVIDORIA/ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Departamento de Ouvidoria / Assistência Social foi criado com o objetivo de melhor atender ao aluno, colaboradores e professores em suas dúvidas, críticas, sugestões e reclamações, de tal forma a representá-lo e defendê-lo junto à Diretoria da Instituição.

A Ouvidoria, na verdade, exerce na instituição o papel de “Ombudsman” e mantém absoluto sigilo quanto à identidade do reclamante em seus posicionamentos.

Com base nos elementos apresentados pelos reclamantes, esse Departamento apresenta relatórios, estudos e sugestões, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição, e tem como principal meta melhorar o atendimento ao aluno.

A Ouvidoria é também, o setor responsável pelo recebimento da documentação necessária para análise de bolsas de estudo.

Já a Assistência Social, se preocupa com os problemas de integração do aluno na vida acadêmica, e leva em consideração as mais diversas necessidades sociais e até mesmo financeiras do aluno, concedendo bolsas de estudo em percentuais suficientes a cada caso.

Sua criação deveu-se à necessidade de cumprir com as finalidades sociais estatutárias da SESP, mantenedora da FESP – Faculdade de Engenharia São Paulo

A FESP, todo ano, concede pelo menos 20% (vinte por cento) do seu faturamento em bolsas de estudo para alunos carentes

A FESP, para atender às suas finalidades sociais, procura estabelecer parcerias com segmentos da comunidade que se preocupam com o bem estar e elevação da coletividade, e firmou no ano de 2008 um Convênio com a Educafro – entidade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, voltada à inclusão de negros e de pobres de qualquer origem racial no ensino superior, à defesa dos Direitos Humanos e ao combate à Discriminação Étnica e ao Racismo.

 

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 am às 9:00 pm
LOCAL: 5º ANDAR.

PROTOCOLO

Setor responsável pelos recebimentos de trabalhos e atividades complementares de todos os cursos oferecidos pela FESP.

Só serão recebidos trabalhos em capa (A3) e com o preenchimento correto dos seguintes dados:

  • – Código da Disciplina;
  • – Nome da Disciplina;
  • – Turma;
  • – Professor;
  • – Data de Vencimento;
  • – Assunto.

A capa A3 está disponível para download gratuíto no site e para compra:

  • Tesouraria – 7º andar
  • Xérox – 6º andar.

Você pode entrar em contato com o setor de maneira rápida e prática através do nosso formulario online (clique aqui para preencher) ou através do e-mail: protocolo@fesp.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 am às 8:30 pm
LOCAL: 7º ANDAR
RAMAL: 244.

XEROX

O Setor de xerox oferece serviços de encadernação, impressão e plotagem.

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-Feira das 8:00 am às 10:00 pm
Sábado das 8:00 am às 12:00 pm
LOCAL: 6º ANDAR.

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

O Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Engenharia São Paulo é um serviço voltado ao atendimento dos discentes devidamente matriculados nos cursos de graduação da IES. Os horários de atendimentos são agendados via e-mail.

As sessões são individuais, sigilosas e com duração de até 30 minutos.

TRABALHE CONOSCO

 

Se você se identifica com nosso trabalho, envie o seu currículo.

 


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